7. Como se há de ocultar a graça sob a guarda da humildade

- JESUS: Filho, muito útil e seguro te é encobrir a graça da
devoção, sem te desvanceceres ou te preocupares muito com ela; convindo
antes desprezar-te a ti mesmo e temer que não sejas digno da graça
recebida. Importa não estares muito apegado a tais sentimentos, que
bem depressa podem mudar-se nos contrários. Com a graça presente,
pondera quão miserável e pobre és sem ela. O progresso na vida espiritual
não consiste tanto em teres a graça da consolação, mas em suporta-lhe
com humildade, abnegação e paciência a privação, de sorte que então
não afrouxes no exercício da oração, nem deixes de todo as demais
boas obras que costumas praticar. Antes faze tudo de boa vontade,
como melhor puderes e entenderes, nem te descuides totalmente de ti
por causa das securas e ansiedades espirituais.
- Muitos há que se deixam levar pela impaciência e pelo desalento, logo
que as coisas não correm como desejam. Pois nem sempre está nas mãos
do homem o seu caminho (Jer 10,23), mas a Deus pertence consolar e
dar a graça quando quiser, e quanto quiser, a quem quiser, tudo como
lhe apraz, nem mais nem menos. Perderam-se alguns imprudentes por
causa da graça da devoção, porque quiseram fazer mais do que podiam,
não ponderando a fraqueza das suas forças e seguindo mais o impulso
do coração que os ditames da razão. E porque presumiram de si coisas
bem depressa perderam a graça. Caíram maiores do que Deus havia determinado,
na pobreza e no abatimento os que pretendiam pôr seu ninho no céu,
para assim, humilhados e empobrecidos, aprenderem a não voar com suas
próprias asas, mas a esperar à sombra das minhas. Os novos e principiantes
no caminho do Senhor facilmente se podem enganar e perder, se não
se aconselharem com homens experientes.
- Estes, se quiserem antes seguir seu próprio parecer, que confiar no
conselho de pessoas experimentadas, põem em grande risco sua salvação,
se continuarem aferrados à sua opinião. Os que se têm por sábios raro
se deixam dirigir pelosoutros. É melhor saber e entender pouco, humildemente,
que possuir tesouros de ciência e presumir de si. Melhor te é ter
menos do que muito, se com o muito te vem o orgulho. Não é bastante
prudente quem se entrega todo à alegria, esquecido da antiga pobreza
e do casto temor de Deus que sempre receia perder a graça concedida.
Nem tampouco muita virtude denota entregar-se a nímio desânimo em
tempo de adversidade e por qualquer contratempo, sem pôr em mim a
confiança devida.
- Quem se dá por muito seguro no tempo de paz, muitas vezes se revela
tímido e covarde em tempo de guerra. Se te souberes conservar sempre
humilde e pequeno no teu conceito, e governar com moderação teu espírito,
não cairás tão depressa na tentação e no pecado. É de aconselhar,
quando sentes fervor de espírito, meditar no que será de ti, retirando-se
esta graça. E quando isto de fato acontecer, pensa que a luz pode
voltar, que ta tirei por algum tempo, para tua cautela e minha glória.
- Tal provação, muitas vezes, te é mais proveitosa do que se tudo te
saísse à medida de teu desejo. Pois não se devem avaliar os merecimentos
do homem pelas muitas visões e consolações, nem pela perícia nas Escrituras,
nem pela elevação do cargo. Mas, para conhecer o valor de cada um,
considera: se está fundamentado na verdadeira humildade e vive cheio
de amor de Deus; se sempre busca a honra de Deus com pura e reta intenção;
se se despreza a si mesmo, nem faz caso algum de si, e se gosta mais
de ser desprezado e humilhado do que estimado pelos homens.
Topo